quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A Maldição do Terceiro Filme: Homem Aranha (spider-man)



Vez ou outra nos deparamos com aquela franquia de filmes que parece promissora e nos dá a esperança de ver uma grande saga nos cinemas, mas de repente, sem nenhuma explicação, ela é assolada por um fantasma que persegue os estúdios de Hollywood há anos: A Maldição do Terceiro Filme.

Essa maldição perigosíssima acaba por transformar o capítulo três num episódio que causará muitos danos aos envolvidos. Ela já fez com que franquias mudassem de rumo, diretores fossem demitidos e até cancelamentos precoces fossem necessários. Nesta nova série do FNV vamos conhecer alguns dos filmes que foram atacados por essa praga, um filme por post, que vai ao ar sempre aos sábados.

Pra começar vamos falar do nosso tão amado universo dos super-heróis, com uma pérola que enterrou uma grande série e causou um reboot em tempo recorde, vamos lá:

Homem Aranha 3

Sam Raimi ao lado de Bryan Singer, sem dúvidas foram os responsáveis por pavimentar toda a estrada de sucesso dos heróis no cinema, isso lá no começo dos anos 2000. Raimi fez um sucesso monstruoso com dois excelentes filmes do herói mais popular da Marvel, o Homem Aranha. Tudo corria na mais perfeita ordem, os fãs estavam satisfeitíssimos, rios de dinheiro caiam na conta da Sony e o terceiro filme estava chegando.

Uma produção assustadora com custos na casa dos 258 milhões de dólares, que foram muito bem gastos em efeitos e ação, um verdadeiro espetáculo técnico. O que não esperávamos é que esse espetáculo técnico fosse a única coisa que se salvasse no filme. A produção ficou nitidamente empolgada demais com as possibilidades que a grana permitia e acabou se esquecendo de um ponto importante na película, o roteiro.


Roteiro esse que deixou a desejar de todas as formas possíveis, primeiro pela tempestade de coincidências que foi atirada na nossa cara, como a personagem de Gwen Stacy, que brotava em todos os lugares que o Aranha/Parker aparecia. Ou até Eddie Brock, que viria a ser o tão aguardado Venom, e convenientemente virou namoradinho de Stacy. Ou fato de o simbionte ter caído bem na cara do Aranha, mesmo com todo o tamanho de Manhattan.

Como se não bastasse o fato de não conseguirem fazer algo novo direito, resolveram mexer no que já estava pronto, alterando de maneira safada a história da morte do Tio Ben, para dar uma continuidade e um peso dramático ao vilão desse novo filme. No final, as melhores partes ficaram mesmo por conta das cenas de ação, principalmente a luta aérea contra o Duende genérico vivido por James Franco


Mas vamos tentar diminuir a culpa desse fracasso do querido Sam Raimi, que disse em entrevista que não gostou do produto final, e que ele saiu daquele jeito porque não teve liberdade criativa como nos dois primeiros, e nós estamos cansados de saber que pitacos de produtores e estúdios são mais do que suficientes para jogar um filme na lama.

Mesmo assim Raimi ganharia uma chance de se redimir, a produção de Homem Aranha 4 foi iniciada e com a promessa de reerguer a franquia. Porém os problemas começaram a surgir, com a Marvel Studios crescendo na produção de seus próprios filmes e reconhecendo o potencial do Aracnídeo, a Sony foi pressionada a fazer o longa ás pressas, sob o risco de perder os direitos sobre o herói.


Raimi não concordava com o roteiro feito apressadamente que mantinha Venom como vilão principal. Ele também não foi atendido quanto aos reforços pedidos para o elenco, entre eles Anne Hathaway e John Malkovich. Com todas as divergências a produção foi adiada por tempo indeterminado. Não houve consenso, as discussões seguiam acaloradas e uma decisão radical foi tomada.

Todos os envolvidos no projeto foram dispensados de suas funções e um reboot foi encomendado. Ainda na insegurança, o estúdio optou por um filme mais barato, com um diretor menos badalado, Marc Webb, um elenco menos caro, e um público alvo mais definido.


Assim surgiu o sucesso comercial de O Espetacular Homem Aranha, que apesar de dividir opiniões, tem sua sequência sendo produzida á todo vapor e previsão de lançamento para maio de 2014. Será que o fantasma voltará a assombrar essa nova franquia do Aracnídeo? Só esperando pra saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário